Trabalhar com Lilith?
*Lilith.* Chegou a mim uma pergunta a princípio simples, mas que se demonstrou um tormento para se responder. O assunto é Lilith, e os prós e contras de se trabalhar com ela. Primeiramente, redijo esse texto em resposta a um membro do grupo que me procurou. Fico lisonjeado pela confiança que por vezes me é creditada. Sou apenas um humilde e simples ocultista procurando por respostas. Sem mais delongas, Vamos lá! O conhecimento sobre Lilith advém primeiramente da crença tradicional judaica. Segundo o que consta, Deus havia criado Adão e Lilith, ambos de barro, porém Lilith entrou em desentendimento com Adão pois ela queria igualdade, e ele queria superioridade sobre ela. *“Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.“ Lilith* Então ela partiu do paraíso, Deus pegou a costela de Adão e fez Eva, o resto da história os senhores conhecem... Na bíblia restou apenas fragmentos sobre Lilith, um deles pode ser visto em Isaias 34:14 (em algumas traduções) *"E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si."*, e passagens em Gênesis que nos leva a crer que Eva não foi a primeira mulher a ser criada por Deus, sendo assim por dedução fala-se sobre Lilith. Diz-se que na antiga Suméria e na Babilônia Lilith era cultuada. Acessando os textos originais em cuneiforme pelo site Electronic Text Corpus of Sumerian Literature (etcsl.orinst.ox.ac.uk) não encontrei nenhuma divindade que partilhasse dos mesmos esteriótipos de Lilith, porém acredito que o antigo povo do livro quando estavam na Babilônia acabaram por ter acesso a cultos sobre Inana/Ishtar (deusa do amor e da guerra) e por sincretismo religioso ou analogia acabaram por decretar ser Lilith. Ao menos foi a maneira mais lógica que encontrei sobre a alegação (para mim errônea) de que Lilith era cultuada na antiga Mesopotâmia. Os milênios foram passando, e Lilith sempre permaneceu no consciente coletivo, sua egrégora sempre foi e continua sendo bem forte. Na idade média era temida, dizia-se ser capaz de cortar o falo utilizando a vagina (castração de homens infiéis), realizar abortos e manipular sonhos. Obviamente que conceitos oriundos de uma população cuja religião abraâmica demonstra ser extremamente patriarcal não poderia dizer coisas boas e belas de uma personagem cuja característica marcante é o destemor, poder e liberdade do sexo feminino. Mas então voltamos a questão principal. Prós e contras de se trabalhar com Lilith? Bom, parto do princípio wiccano, "todas as deusas são a Deusa", sendo assim, Lilith é uma das inúmeras faces da grande Deusa. Seu símbolo costuma ser a lua negra ou a coruja, dentre seus atributos podemos destacar o destemor, força, individualismo, luxuria, amor, sedução, empoderamento feminino... Não é uma energia fácil de se controlar, afinal, Lilith não gosta de ser controlada, e ai do homem que com um mínimo de machismo querer dominar a indomável Lilith! Apenas homens corretos, de coração puro e que tratam as mulheres em igualdade terão chances de usufruir das bençãos de Lilith, caso contrário sofrerão! A proximidade dessa energia descomunal nos faz sentir (aos homens) uma mistura de excitação, alegria e pavor! É como estar apaixonado por uma garota que tem o poder de te matar a qualquer momento, Acreditem, é incrível e ao mesmo tempo aterrorizante. Para as mocinhas, Lilith não será uma mãe amável logo de começo. Ela quebra paradigmas, destrói conceitos, recria suas filhas. Ela irá retirar sua timidez, girar os palitinhos para que aquele namorado abusivo suma de sua vida (mesmo que você ainda não queira), irá lhe tornar mais sensual e criadora de seu próprio destino. Você será literalmente dona de sua vida, não baixará a cabeça para ninguém, um turbilhão de mudanças pode ocorrer em sua vida, e todos nós sabemos que mudanças não são isentas de dor. Se vale a pena trabalhar com Lilith? Um homem honesto que trata o sexo feminino como igual se dará bem, assim como uma mulher que estiver aberta para quebrar tabus e se livrar de seus próprios padrões, conceitos e preconceitos. As bençãos são incríveis, proteção não há de faltar, boas doses de amor e atos libidinosos também, mas não isentos de uma mudança por vezes radical no jeito de ser. Onde há medo, receio ou machismo não há lugar para Lilith. "Lilith, Força Indomada Que sob a Lua Negra encanta Os olhos dos que te vêem, Como a Grande Mãe Serpente Que do fogo e do caos faz renascer Toda a vida das tuas filhas Que o teu olhar penetrante Faça-nos achar a luz Onde se encontram somente as sombras Faça-nos achar a sombra Dos fracassos e dos medos Que dentre as cortinas da vida Não conseguimos enxergar Vinde Dama da Noite Abraça-nos sob teu manto negro Acaricia-nos sob teus braços selvagens e calorosos Que tuas asas nos liberte Da ignorância e do temor Do desprazer e do desamor Que tu faças conhecer Aqueles que não te conhecem Mas, os que de fato entendam suas renúncias e seus prazeres." Que Lilith embale seus sonhos nessa noite. Humildemente, Aghasus, um bruxo solitário e solidário.
Aghasus
Olá! Você teria indicações de material para estudar mais sobre Lilith? Parabéns pelo texto!