A cabala que além de um sistema mágico amplo e excessivamente complexa aos iniciantes, ainda se apresenta como uma área pouco explorada e pouco compreendida. Um conceito que eu considero controverso é o termo "cabala prática".
Naturalmente a cabala assim como tantos outros sistemas mágicos possui técnicas para serem colocadas em prática. Porém, eu considero o termo "cabala prática" muito mais abrangente. Técnicas como a aplicação da árvore da vida em muitas áreas, considerações de códigos como gematria e notarikon, o "yichudim" onde se medita em combinações de nomes de Deus em hebraico para certos propósitos são bem conhecidas pelos cabalistas em geral, mas, quando eu penso nesse termo "cabala prática" isso me induz a pensar em coisas como técnicas e livros mantidas em segredo especialmente pelos cabalistas judeus.
Tudo na vida possui uma parte "externa" e uma parte "interna", na cabala isso não é diferente. Tradicionalmente a cabala já foi mantida em segredo por séculos, mas, certas técnicas eram mantidas ainda mais secretas. Costuma-se considerar as técnicas mais densas do livro "Sêfer Yetsirá" (como as usadas para se criar um "golem") e as técnicas relacionadas a merkabah para se ascender aos planos espirituais superiores as duas mais secretas, mas, isso não é tudo. Já na época da elaboração do Talmud se falava em "rolos secretos" manuscritos mantidos secretamente pelos adeptos. É muito significativo que o grande cabalista Baal Shem Tov que pertenceu a uma sociedade secreta conhecida como "nistarim" (significa "escondidos") tenha ganho o apelido de "baal shem" (significa "senhor do nome") porque essa sociedade era composta de membros peritos em técnicas relativas ao uso dos nomes de Deus em hebraico. Os "nomes de Deus" na verdade não são nomes de Deus, são títulos que representam facetas de Deus, quase que arquétipos e o uso prático desses nomes na verdade é capaz de gerar grandes feitos em nosso plano material. Um paralelo desses nomes de Deus são os "99 nomes de Deus" da tradição árabe/muçulmana. Talvez eu faça um post sobre esses nomes no meu blog https://esoterismojudaico.blogspot.com.br.
O fato é que "cabala prática" diz respeito a técnicas que causam mudanças rápidas e visíveis em nosso plano físico. Tais técnicas sempre foram conhecidas pelos cabalistas de todos os tempos. Mas muitos deles dissimulavam seu próprio conhecimento de tais técnicas dizendo publicamente que eram técnicas de chalatães, faziam isso para dissuadir os leigos de se enveredarem por esse caminho. Mas muitos cabalistas de alto nível realmente praticaram essas técnicas e muitos livros e manuscritos sobre isso são mantidos em segredo em bibliotecas particulares desses cabalistas.
Resumindo, "cabala prática" são técnicas que causam efeitos rápidos e visíveis no plano material e que por isso costumam serem consideradas perigosas pelos praticantes e ocultadas, mas, ainda assim, certos princípios dessas técnicas são muito relevantes e profundas e por isso praticadas por muitos, embora tratadas de modo restrito.