O Detetive é um lobisomem astral servidor que trabalha melhor em conjunto com outros servidores, com exceção de servidores com características vampíricas/parasíticas (exemplo: O Esgotado). O Detetive pode trabalhar sozinho, porém é mais ativo em grupo, pois tem a função de auxiliar os outros servidores a encontrarem seus alvos (pessoas, corpos de pessoas, objetos, coisas inanimadas, fauna, flora e lugares). Também serve para auxiliar policiais e a justiça no geral para resolver um caso difícil e até impossível. Este servidor auxilia você que quer atingir um alvo, mas não sabe quem é exatamente a pessoa. Exemplo: se alguém te roubou ou te violentou e você não tem o nome completo, mas quer justiça, peça ajuda a este servidor para trazer as informações necessárias para você. Ele também pode ajudar a encontrar espíritos perdidos (ajudar a Morta, por exemplo).
Características: o detetive pode se transformar em lobo, cachorro de rua/abrigo ou homem dependendo do caso, e não da lua. Às vezes é mais vantajoso ele ser um lobo para farejar os locais e às vezes precisa ser homem para se infiltrar. Ele é simpático na maior parte do tempo, porém pode ser muito temperamental quando está na busca pela verdade. Ele preza a verdade e a justiça, portanto irá te trazer o que está buscando, mas você pode não gostar do que ele vai te trazer. Por exemplo, no caso de pessoas desaparecidas, você infelizmente pode receber a triste notícia de que a pessoa faleceu. Ou seja, de todo caso irá encontrar aquilo que busca. Ele sabe ler microexpressões faciais, portanto não minta para ele. Ele também é perito em linguagem corporal.
O básico para começar: para ativar este servidor, você precisa dar todos os detalhes que você sabe, para auxiliar a sua busca. Você também precisará de uma caixa, na qual você desenhará uma lupa (do jeito que desejar) com a estrela do caos dentro, representando assim o sigilo do servidor. Nesta caixa você irá colocar aquilo que representa o que você quer encontrar, que aqui chamaremos de alvo da busca por motivos práticos. Um exemplo, digamos que você esteja buscando por uma pessoa, coloque uma foto, uma peça de roupa usada, um fio de cabelo, enfim, o que quiser/puder/encontrar. Descreva as características daquela pessoa: que tipo de comida ela gosta, tipo de lugar que frequenta, onde foi vista pela última vez, atualização do caso da polícia etc. Enfim, monte um "caso" nesta caixa que irá auxiliar o detetive. Qualquer informação é válida, inclusive recortes de jornais, impressões de conversas etc. Se tiver, coloque também dados da pessoa: endereço, telefone etc. Se não tiver nada, descreva o que aconteceu em detalhes, o dia que aconteceu etc. Quanto mais informação, melhor.
O contrato: escreva o contrato que você quiser com o servidor, incluindo o prazo que você quer que a pessoa seja encontrada. (dê um prazo razoável). Deixe o contrato dentro da caixa e a caixa dentro do armário ou debaixo da sua cama. Sempre que puder, coloque a caixa para ser energizada durante algumas horas da lua crescente / e ou cheia.
O ritual: Faça banimento, acenda velas vermelhas ou brancas. O número ideal de velas depende da dificuldade e do número de servidores envolvidos, portanto deixarei em aberto. Mostre tudo que está na caixa e explique tudo em voz alta, leia também o contrato. Estabeleça o seu pagamento.
A lua: qualquer lua é uma lua boa, a depender do caso e da urgência.
O pagamento: o pagamento deve ser em agradecimento e, se realmente a ajuda for primordial e o caso for difícil, ele gosta de ofertas com comida para cachorro, que devem ser doadas para cachorros de rua ou em abrigos.
Hobbies: O Detetive mantém a sua leitura afiada. Ele gosta de ler livros de mistério, especialmente os de Sherlock Holmes, sendo que comumente pega emprestada a energia de Holmes para auxiliar nos seus propósitos. Também é um exímio jogador de xadrez e apreciador da lógica e do bom senso.
O banimento/fechamento de contrato: você pode simplesmente riscar o sigilo da caixa ou queimar o sigilo. Isto deve ser feito após o agradecimento ou se não precisar mais do servidor.
Gratidão, Detetive! Por ter encontrado Catarina tão rápido. Gratidão!