Como eu havia prometido, vamos dar continuidade ao assunto iniciado em O Magista Hipocondríaco. Agora falemos mais sobre outro tipo de magista muito irritante, mas que existe aos montes, no meio magístico. O Magista Megalomaníaco, doravante chamado megalomágico.
Vamos lá, irmãos. Quem de nós nunca encontrou na vida um megalomágico? É impossível, se você é usuário de redes sociais e está em algum grupo sobre magia, não encontrar um megalomágico. Deixem-me antes contar uma história de meu mais recente encontro com um.
Estava eu aguardando a última hora do meu expediente e, passando pela minha timeline do facebook para passar o tempo, me deparo com a seguinte postagem num dos grupos que faço parte:
Pois bem, num grupo de praticantes de magia, o elemento se diz um dos ÚNICOS BRUXOS VERDADEIRO do grupo (adendo- notaram que a frase do plural passou para o singular? É porque antes ele afirmou-se o único, durante a discussão ele rapidamente editou o texto antes que eu desse o print). Afirma sobre prova dos poderes e cobra R$ 350,00 para dar uma amostra. Pois bem, eu perguntei se ele não achava que era muita presunção dele fazer essa afirmação. Daí seguiu-se um certo debate, onde eu questionava se poder de dedução não era um dos muitos poderes sobrenaturais dele (ele pareceu não entender o significado de presunção) e foi quando começou a parte interessante. Ele começou a me ameaçar com seus (supostos) poderes sobrenaturais. Dizia que eu tinha que ter mais cuidado sobre como falava com ele, já que eu tinha família para cuidar. Que ele poderia me amaldiçoar e tal. Que se eu continuasse duvidando de seus poderes iria sofrer as consequências.
Foi quando perguntei - "Quanto tempo?"
Ele ficou confuso, e perguntei de novo quanto tempo as maldições dele levariam para fazer efeito. Porque eu teria que confirmar se era maldição dele mesmo ou só coincidência. Afinal, se nada acontecesse ele poderia afirmar que havia sido piedoso. Se Algo acontecesse ele poderia afirmar que foi obra dele. Então queria que ele me desse um prazo para eu ter certeza que havia sido maldição dele.
Ele começou a fazer mais ameaças, ameaçando minha esposa (que ele não sabia o nome) e minha filha (idem), e eu apenas repetia a pergunta sobre quanto tempo para a maldição fazer efeito. Por fim, disse que ele estava sendo um tremendo loroteiro e ele me bloqueou. A partir daí eu nem conseguia mais ver a publicação.
SÓ que alguns dos administradores do grupo são meus amigos, e quando viram aquilo caíram em cima. Criaram o bolão da maldição. E por fim a coisa ficou ridícula a tal nível que os ADMs decidiram banir o cara e excluir a publicação.
Naquele mesmo dia eu e algumas pessoas sofremos os efeitos da maldição... Minha esposa, e o
esposo de uma amiga, tiveram uma crise tão incontrolável de risos que não conseguiam nem tomar o café da manhã. O dito passou a ser chamado bruxo Jean Grey, e virou uma piada entre a gente. Quando algo está dando certo trabalho, afirmar "me ajuda, Scott" (essa frase ficava sendo escrita várias vezes nos comentários).
Tive que contar essa história para frisar o modo como o Megalomágico atua. Vamos ver a definição de megalomania, segundo o dicionário.
Essa definição mostra exatamente como o Megalomágico pensa e age. Ele acredita, ou mostra-se para as pessoas , como sendo o senhor de muitos poderes sobrenaturais. Ele investe bastante na imagem, comprando objetos grandiosos, criando quartos adornados de sigilos, círculos mágicos, caldeirões enormes, imagens de quase 2 metros, espadas e crânios. Usam roupas vistosas, e fazem fotos bem "macabras" para chamar atenção. Possuem uma puxada muito forte para tudo que é trevoso, ou associado a ideia de magia negra. Via de regra, são praticantes de Voodoo, Hoodoo, Goétia, Quimbanda, Palo Maiyombe ou qualquer prática que os coloque como "os caras malvados" do meio mágico. Usam nomes sinistros como Samedi, Drakkonius (sempre escritos de formas diferentes e esteticamente poderosas), Lucifer, Asmodeus, Cemitiére ou qualquer nome de entidades ou deuses associados a morte, guerras ou maldições. Apregoam aos quatro ventos que seus conhecimentos são os únicos verdadeiros, e adoram postar seus feitiços, rituais e (principalmente) maldições em suas redes sociais. Gostam de discutir, e geralmente associam suas práticas a conhecimentos difíceis de se verificar a fonte (como 13 anéis de necromancia; goétia luciferiana asmodeótica; quimbanda negra da meia noite, ou qualquer nome que pareça trevoso) e quando questionados demais, sempre passam para a ameaça, seguida de bloqueio nas redes sociais para que pareça que ele saiu vencedor da discussão.
Geralmente o Megalomágico usa desse meio para conseguir dinheiro. Ele vende de tudo quanto é tipo de serviços, principalmente amarrações de amor e as famosas maldições. São velas e óleos e pingentes e o que mais você conseguir imaginar. Pesquisando na internet você encontra até mesmo kits, onde vem o conjunto inteiro mais um papel explicando como fazer você mesmo. Isso quando ele não diz que ele mesmo irá fazer.
E os valores são sempre altíssimos (vide o exemplo da "mostra" de poder no caso citado no começo do post). Sabe o que é pior? Tem gente que compra. Lembra do começo do post? Antes de eu começar a debater com o autor, a postagem já tinha umas 30 curtidas, e algumas pessoas estava perguntando valores de serviço! Lembra do hipocomágico? A principal vítima e fonte de renda desses parasitas.
É triste e chato ver nossa amada prática ser manchada por tipos assim, mas eles são os que mais chamam a atenção no meio. Principalmente porque eles mesmo querem assim. Fazem postagens gigantes, entram em discussões com pessoas de pouco conhecimento e bloqueiam as que tem mais do que eles, para mostrarem que eles sempre vencem as discussões para aquele monte de cegos que os cercam como se fosse algum tipo de messias mágico. Tenho certeza que muitos aqui no grupo já foram amaldiçoados por algum desses megalomágicos, cujo único mal que fez foi ter seu acesso à discussão bloqueado e saber que o dito ficou se gabando de ter feito algo contra aquela pessoa (Lua, lembrei de você).
Mas não é de todo ruim conhecer um megalomágico. Eles são divertidos às vezes. Adoram entrar em Witch Wars, onde assim que percebem que estão perdendo bloqueiam o adversário. Mas mais divertido é ver DOIS megalomágicos numa witch war. É uma coisa mais ou menos assim:
Viu? Não é de todo ruim estar próximo de um Megalomágico...
Caso você seja obrigado a lidar com algum deles, é bem mais fácil que lidar com um Hipocomágico. Eles costumam usar textos longos, geralmente tirados da internet (se bem que, como todo bom loroteiro, ele domine bem as palavras), ou recorrem a seus conhecimentos de ordens obscuras ou práticas conhecidas só por eles mesmos. Estarão cercados de seguidores (geralmente aborrecentes que mal saíram das fraldas, ou dependentes químico/emocionais que alimentam seus Egos) que concordarão com qualquer baboseira que eles falarem. Algumas vezes chegarão de fato nas ameaças. Se chegar a tanto, peça uma prova. Peça prazos para saber se a maldição realmente vai se cumprir. Nessa hora eles costumam fugir correndo. Porque como todo valentão, ele só se faz quando tem um público de apoio. Uma vez que ele é desafiado, e outros seguem seu exemplo e o desafiam também, ele foge e vai ficar contando vantagem no meio dos seus, onde todos o adulam.
Bom , esse é meu segundo texto. Espero que tenham gostado (se gostaram, dá uma clicada no coração). Espero que tenha ajudado a entender como identificar e lidar com um Megalomágico, caso esbarrem com um por aí. Lembrem-se de que eles dificilmente terão todo esse poder que alegam. Magos de verdade não saem bradando por aí o que fazem ou deixam de fazer, e se algum dia um for amaldiçoar você, dificilmente ele fará alarde (e vídeos queimando suas fotos em um caldeirão/poço diante de uma estátua de capeta). Ele o fará e você só sentirá os efeitos de sua praga.
Já que falei de dois tipos falsos de ameaças astrais que você pode encontrar/vivenciar, pretendo que meu próximo texto seja sobre como identificar ameaças astrais reais e a forma correta de se lidar com elas.
Até a próxima
PS - Quer saber? Com a crise como está acho que vou virar Megalomágico para ganhar uma graninha extra? Vou virar O Supremo Sacerdote Megamagísta Baron Babá Tata Samedi Cemitiére Lucífere de Exu Zos Kia Tau Umpalumpa Bundalelê... O que acham?