Esse gif do Mickey é de uma animação antiga chamada Fantasia. Esse capítulo da obra, chamada O Aprendiz do Feiticeiro, mostra Mickey como aprendiz de um poderoso Feiticeiro, sendo obrigado a realizar tarefas domésticas chatas e cansativas como limpar o laboratório, preparar banhos e etc. Mickey está cansado e sonha em se tornar logo um Grande Feiticeiro e dominar as forças do Universo. Um dia, o Mestre o deixa incumbido de suas tarefas e vai descansar. Mickey aproveita a chance e “pega emprestado” o chapéu do Mestre, e usa para animar o material de limpeza para que este faça o serviço pesado enquanto ele descansa. Enquanto Mickey sonha com grandes poderes, a coisa começa a sair do controle e, quando Mickey dá por si, todo o castelo virou uma grande confusão. Quando tudo parece perdido, o Mestre surge e, com seu poder, põe as coisas de volta à ordem e aplica um castigo no seu discípulo atrapalhado.
TODA a animação Fantasia é cheia de linguagem oculta e lições escondidas, mas esse desenho em específico fala muito sobre algo que acontece até os dias de hoje. Na verdade, com uma frequência bem mais intensa nos dias de hoje – os aprendizes que ignoram o aprendizado da base e querem logo ser Mestres.
Se você faz parte de algum grupo magista/ocultista de qualquer vertente em qualquer rede social, você com certeza já viu algum pedido clássico como “Me ensinem um feitiço para isso”. Ou “me ensinem oração para aquilo”. Ou, mais ultimamente, “como se ativa esse servidor?”
A internet quebrou as fronteiras de muitos lugares. Sejam físicos, sejam filosóficos. O conhecimento dito oculto foi destituído de seu manto hermético e está exposto para todo mundo ver. O que antigamente se exigia filiação a uma Ordem ou Grupo Iniciático e levava anos para ser aprendido agora está acessível a qualquer um com um celular na mão e pacote de dados disponíveis. Porém, isso acabou fazendo com que pessoas ansiosas demais fossem acometidas pelo imediatismo e, ignorando todas as etapas de estudos introdutórios, já querem logo partir para Evocações Goéticas, Criação de Servidores e Contato com o Sagrado Anjo Guardião. Essas pessoas não querem saber dos longos e chatos estudos iniciais. O ritual já está todo descrito ali na frente dele, pra que estudar aquele monte de páginas qe precedem o ritual? Tem tanta gente online que saber fazer, é só perguntar para algum deles certo?
ERRADO.
Fazer Magia é como fazer qualquer esporte – exige prática e dedicação. Claro que você pode ser um eterno peladeiro de domingo, ou jogador de vôlei de praia nos verões, e isso também vale para a prática mágica. Você pode ficar eternamente no nível das simpatias de jornal e das rezas de internet. Mas é tentador demais abrir um Círculo Mágico e convocar Astaroth para realizar seus desejos, ou criar um Servidor para seduzir aquele crush. Isso é prática avançada de magia. E assim como a pelada de domingo é comparada a simpatia de revistinha, um desses rituais avançados é equivalente a você fazer parte de um time de futebol da série “A”. Exige esforço, dedicação e treinamentos DIÁRIOS.
Poxa, Supremo Sacerdote Megamagísta Baron Babá Tata Samedi Cemitiére Lucífere de Exu Zos Kia Tau Umpalumpa Bundalelê Maurício, treinamentos diários!?!?!? Sim, pequeno gafanhoto, diários.
A internet facilitou muito a acesso a informações e, por isso, muitos dos interessados em magia hoje ignoram as Ordens existentes que a anos estudam, praticam e ensinam magia pelo mundo. No Brasil temos a Arcanum Arcanorum de Marcelo DelDebbio, a filial sul-americana da Illuminates of Thanateros (IOT), temos a Ordo Saturni com um excelente trabalho. Existem muitas outras além destas, mas todas possuem a mesma característica – exigência do período probatório que pode chegar a um ano ou mais. Durante esse ano será exigido do Postulante (o nome varia de ordem para ordem) uma série de estudos direcionados e exercícios que deverão ser realizados diariamente, com envios de relatórios para acompanhamento do desenvolvimento da pessoa. Pode parecer um exagero, mas quando você encontra na Internet perguntas como “como banir a energia tal do meu quarto?” (um dos primeiros rituais ensinados em qualquer Ordem séria) você passa a entender a necessidade dessa exigência.
Não entendam que estou afirmando que os únicos praticantes sérios são aqueles Iniciados em Ordens. Tenho certeza que existem muitos autodidatas que são magistas maravilhosos. Porém, se você não faz parte de uma Ordem, saiba que seu esforço deverá ser em dobro. Porque você é seu Mestre E Aprendiz. Deverá estudar duas vezes mais e garimpar bem para separar Ouro de Pirita. Deverá fazer seus exercícios diariamente e manter seu Diário Mágicko sempre atualizado. Assim, você não será mais uma pessoa perguntando como se ativa um dos 40 Servidores do Tommy Kelly nos grupos do facebook (se você realmente leu a apostila pdf GRATUITA dos 40 Servidores você tem essa resposta nas primeiras páginas).
Você precisa dominar as bases da prática mágica. Precisa dominar técnicas como Banimentos, Visualização, Concentração, Respiração (perdeu a respiração, perdeu a Magia), entre outras, antes de se aventurar em realizar Rituais mais sérios como Evocações e Criação de Formas-Pensamento.
Deixarei aqui alguns links de Ordens onde vocês poderão solicitar filiação se for de seus interesses. Uma não é melhor que a outra, mas saiba que todas exigirão de você estudo e dedicação. Colocarei um link também de exercícios práticos para todo aquele que quer ter sua prática levada a sério.
Ordo Saturni - Thelema
https://ordosaturni.com.br/a-ordo-saturni/
Arcanum Arcanorum - Hermetismo
http://www.deldebbio.com.br/a-a/
Iluminados de Thanateros - Magia do Caos
http://www.iot-sulamerica.com.br/
Exercícios Práticos de Magia
http://www.deldebbio.com.br/exercicios/
Grupo de Estudos do Liber Null da Penumbra Livros (Bases excelentes para a prática mágica)
http://www.penumbralivros.com.br/grupos-de-estudo/
Se vocês realmente querem ser Magistas, dediquem-se. Dediquem-se com a Vontade de um atleta querendo chegar às Olimpíadas. Não será do dia para a noite que vocês irão conseguir. Será cansativo, estressante e por muitas vezes você se pegará duvidando de si e de sua capacidade. Mas insista, persista. Como diz a Equídna em A Lenda dos Guardiões “Lembrem-se, quando suas asas estiverem fracas, seus espíritos estiverem cansados e vocês já houverem voado o mais longe que puderem... Estarão na metade do caminho!” Vão além disso, amigos. Busquem força em sua Vontade porque a recompensa, acreditem, vale muito a pena.
Lembrem que mesmo o Superman, antes de alcançar as alturas em seu primeiro vôo, firmou muito bem sua base, e mesmo assim se estabacou no chão antes de fazer direito....
Abraços fraternos
Não se preocupe pelo tempo, sei que devido ao eterno processo de aprendizado do magista, talvez em muitos pontos você tenha opinião diferente do texto acima. Quanto ao reconhecimento de outros magistas, essa forma não seria um pouco político e sujeita a alguns desvirtuamentos? coisa do tipo: ele é magista por que é meu amigo ou por que tem dinheiro etc e etc.
Sobre instrumentos místicos: Eu vou fazer umas perguntas:
a) você concorda comigo que todos os instrumentos mágicos possuem nível elemental? Quando falo instrumento falo não somente das quatro armas, mais também de todo o aparato do magista. (robe, incenso, altar, vela , e principalmente o círculo etc...
b) concorda comigo que cada instrumento mágico representa uma experiência místico-elemental do magista?
c) concorda comigo que os instrumentos magicos são simbolos dessa experiência mística?
d) Agora vou dar um exemplo um pouco ficticio: digamos que sou um aprendiz inexperiente, e tenho um mestre super ultra que fez com que uma terceira pessoa fosse possuída por um demônio, tipo aquele do filme exorcista ou do seriado supernatural, estamos dentro de uma sala com todo o aparato preparado pelo meu super ultra mestre, e ele sabe que eu tenho uma enorme crença que a habilidade de exorcizar demônios vem da espada dele, e eu desejo muito a espada para dominar todos os demônios, e de repente no meio do trabalho, ele me joga a espada e diz: “- te vira com esse aí”. Você acredita que eu, sem as consecuções misticas, serei capaz de exorcizar a criatura somente pela minha crença na espada?
Caro amigo, eu fico muito preocupado de ser mal interpretado, por isso fiz essas perguntas, cujo objetivo é entender sua linha de raciocinio ao invés de julgar a resposta. E sem falar que gostei do seu texto e queria conversar um pouco. Se você é um magista hérmetico e caótico, não há problema nenhum em me responder de maneira hermética e caótica.
eu li seu texto, daí surgiu uma dúvida, o que faz-nos acreditar que se é um mago ou que se tornou um mago? Outra dúvida: Será que é possivel realizar algo em magia que está além da capacidade? No exemplo do Mickey, a disney interpretou a capacidade mágica como estando diretamente ligada ao chapéu (acho que isso é conhecido por fetichismo). Porém vamos colocar na vida real: Será que um aprendiz poderá realizar algo além da suas capacidades apenas com uso de um instrumento mágico pertencente a um mago de grau mais avançado?
Perfeito! Vamos fazer o que está em nosso alcance e aprender é o primeiro passo. Maurício, parabéns pela relação do desenho animado com a nossa possivel atitude em querer dar passos maiores que nossas pernas.