Não vou me aprofundar muito na relação histórica da Goetia, lá quando o Matthers desenterrou os manuscritos de Salomão, o Lemegeton mais especificamente, e começou a realizar suas práticas mágicas na Golden Dawn baseando-se nas técnicas ali apresentadas. O tema aqui é outro. O medo e o terror que as pessoas fazem dos 72 espíritos. Desde que o Mathers trouxe a Chave Menor de Salomão, o sistema foi sofrendo adaptações póstumas, como por exemplo a Goétia Luciferiana. Já na magia do caos, é comum que a visão normativa seja de que os 72 espíritos sãos na verdade proto-servidores, tendo em vista que não possuem forma física (aqueles desenhos assustadores nunca foram vistos por ninguém, juro) e que são entidades presas aos seus próprios aspectos e realizam apenas determinadas funções.
O que são? Forneus é um Daemon que ensina retórica e te habilita a falar outras línguas. Simples né? Você não evoca Forneus pra pedir que sua namorada esqueça o ex dela ou pra encontrar dinheiro perdido no assoalho. Isso são aspectos do que nós chamamos hoje em dia de que? Servidores. Mais especificamente Tulpas, tendo em vista que eles provavelmente se auto alimentam. Eles são simplesmente Tulpas? Não sei e digo que provavelmente não, mas podem ser algo do tipo. Podem ser simplesmente entidades, como Tulpas e servidores, que se alimentam de energias negativas como medo e tensão, por exemplo. Temos indícios de que Goetia funciona maravilhosamente bem em lugares abandonados ou cemitérios. O motivo disso é bem menos macabro do que as pessoas imaginam. Isso causa medo e tensão no magista, o que parece potencializar em muito os efeitos práticos do ritual. São os Goetios simplesmente energias negativas projetadas do nosso inconsciente tomando forma e sendo direcionadas para trabalhos em específico? Provavelmente sim. São seres de outras dimensões que contatamos através de rituais? Provavelmente não. São demônios ou malvados? Não. No final do século 19, com o revival (ou criação) da Goetia, os praticantes de magia da Golden Dawn tinham plena noção de que eram entidades dos planos mais baixos e mais densos. Hoje em dia, é comum a visão de que são simplesmente forças cegas ou energias que direcionamos para nossos desejos e vontades.
Como é? Você já fez um trabalho com Goetia? Luciferiana ou Salomônica? Não, você não vê um monstro terrível com chifres, patas de bode e tudo mais. Nem se você tiver o terceiro olho aberto maior que a boca. Você sente manifestações da entidade. Você sente o calor (ou o frio) no ambiente, a fumaça, os sussurros. Você ouve passos em sua volta. As vezes pode até escutar alguma coisa ao longe te chamando, mas você não vê o bicho cheio de tentáculos lovecraftianos se manifestando no triângulo de invocação. O Goetio não fala a nossa língua e provavelmente não fala língua nenhuma, mas parece entender nossas vontades através da imaginação. Ao expressarmos nossa vontade em voz alta, ela fica mais clara na nossa mente, permitindo que a entidade saiba o que estamos querendo com mais facilidade. As respostas vêm em forma de símbolos ou imagens diretas na nossa cabeça. As vezes pode ser que apareça algum inseto no ambiente, formas se materializando no incenso ou no fogo, mas é incomum e mais do que isso geralmente é história. Os cristãos fazendo Goetia podem ver um demônio chifrudo no triângulo por causa de sua crença? Talvez. Não temos literatura e estudo sobre isso.
Mitos. Outras coisas boas de se especificar, é que eles não são vingativos e também não são mais poderosos do que você. Trabalhar com eles, não é trabalhar com algo que quer te ferrar. Não é tão perigoso quanto as pessoas dizem ser. Não é tão terrível que você vai ficar louco de evocar o Valac. Não é tão assustador que você vai se cagar. Não é. Quanto aos preços e pactos, bom, nada muito diferente de outros sistemas mágicos que trabalham com entidades próprias. Em vez de deixar uma garrafa de 51 na encruzilhada, você desenha o sigilo do Daemon numa parede. Em vez de deixar cigarros na rotatória do seu bairro, você deixa um pedaço de carne. O Daemon não vai te pedir pra sacrificar uma criança, mesmo o Eliphas Levi dizendo que vai. Isso não acontece. Não temos estudos sobre isso. Não acontece com as pessoas que de fato praticam Goetia. Os Daemons também não são os gênios da lâmpada de desenhos e histórias, que realizam seus desejos de formas maléficas pra te prejudicar, mas podem ser destrutivos dependendo do intento. Se forem comandados por um mago para atacar alguém, podem causar problemas para a pessoa. Se forem negligenciados ou terem seu pagamento por um favor feito de qualquer jeito ou as pressas, podem ficar raivosos e vir te encher o saco. Eles não são mais poderosos que um mago comum que sabe o que está fazendo. Toda a goetia salomônica é baseado no fato de que o magista está no comando do ritual e da entidade e isso é 90% do ritual. O preconceito de que os daemons estão acima do mago e são muito poderosos e terríveis, é meramente crendice cristã.
Experiências negativas. O Daemon não vai te foder propositalmente pro resto da vida, caso algo aconteça, mas existem casos de marés de azar, principalmente quando o ritual envolve uma pessoa que não pratica magia ou banimentos. A pessoa pode ficar com a sensação de que a entidade está por perto, fazendo pequenos truques para te zoar, mas geralmente nada muito terrível. Pode ser só um aspecto psicológico da pessoa auto sabotando as coisas pensando ser o daemon. Eu já fui atacado por um daemon, mais especificamente Leraje, e tenho um sintoma disso até hoje, que acabou por se tornar um problema crônico que se manifestou apenas após o ataque. É comum ter pesadelos quando se trabalha com Goetia. Pesadelos assustadores, o tempo todo, quase todos os dias. Sua qualidade de vida cai muito. Muito provavelmente por aquelas energias negativas do inconsciente estarem ativas no mundo e durante o sono você estar mais propenso a elas do que quando está consciente.
Lembrem-se: o mago que sempre vê um post sobre Goetia ou vê alguém falando de Goetia e já começa a jogar merda nos comentários sobre serem demônios e melhor não mexer com eles, provavelmente nunca praticou Goetia e não faz a menor ideia do que está dizendo. Está falando baseado no podcast do Ivan Mizanzuk que tem uma historinha de terror, em historinhas de terror de outras pessoas que nunca praticaram, Mago Anael ou está esmerdalhando preconceitos. Só isso.
O Crowley dizia que achava que os Daemons seriam partes do inconsciente .Se o homem é o microcosmo não duvido que isso seja realidade . Veja as personalidades múltiplas e outras situações .Agora mesmo assim mexer com o inconsciente não é saudável sem ter todo cuidado .