Cabala (grafado de inúmeras maneiras como "kabalah" "cabalá" etc) é uma matéria pela qual eu tenho enorme fascínio. Durante muito tempo eu fiquei andando em círculos sem conseguir entender certos conceitos da cabala até eu conhecer as obras do cabalista Ian Mecler que me esclareceram.
Atualmente estou pesquisando e escrevendo sobre cabala e tem sido muito gratificante sondar esse terreno. Hoje em dia graças a celebridades como Madonna, Ashton Kutcher e outros que "dizem" seguir a cabala e andam por aí com fitinhas vermelhas amarradas no braço a coisa ficou meio vulgarizada. A cabala é um sistema mágico que possui milhares de anos é óbvio que os cabalistas não deixaram seus segredos se difundirem entre as massas desse jeito. Muitos dos conceitos que eu encontro em obras de adeptos que dizem seguir a cabala são no mínimo exageradas ou distorcidas. No meu livro tenho procurado esclarecer certos enganos, sem, naturalmente, revelar certos conceitos que todo ocultista instintivamente sabe que não deve revelar de modo vulgar pra qualquer um.
Ainda existem certos aspectos da cabala que me parecem obscuros. Blavatsky diz em sua obra "A Doutrina Secreta" que a cabala tal qual é praticada aqui no ocidente é apenas um fragmento da "verdadeira" cabala que ainda é praticada por uma escola do oriente, possivelmente de origem sufi e que a cabala originalmente veio dos caldeus.
Como praticante eu sei que certas técnicas são ótimas, mas, reconheço que ainda há muito o que se aprender e admiro a cabala, entre outros motivos, por ela proporcionar a seus adeptos mais do que apenas técnicas ocultas, mas também uma filosofia que leva a auto-realização.